Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – Oportunidade ou Chatice?

Luciana Braun Reis[1]


Um dos ambientes mais dinâmicos e inovadores é o ambiente acadêmico: escolas, faculdades, universidades. Não importa o ciclo de aprendizado ou o tamanho da instituição. À sua maneira, um espaço de aprendizagem é um espaço e tempo de inovação. Sobretudo porque há uma agenda de questionamento circulando em seminários, palestras, workshops, conversas informais, e claro, em cada aula. Existe um clima que estimula as trocas, os acréscimos de experiências, as reflexões em torno de novas perguntas construídas por alunos e professores, que se fortificam na pluralidade de formações, origens, idades, pensamentos.

Nesse cenário, o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é uma oportunidade de inovar sem igual, pois alunos põem a mão na massa em um projeto alinhado aos seus interesses e inquietações. Além disso têm à sua disposição a mentoria docentes com afinidade no tema escolhido. O percurso dependerá conforme foi o desenvolvimento e envolvimento do estudante até então: estudos, compromissos ou simples curiosidade.

Durante o TCC há possibilidade de ampliar o entendimento de um tema e área de estudo, acessar entrevistados notáveis, respondentes e ligar-se a um networking de colaboração em torno do projeto. Isso pode ser o início de um aprofundamento ainda maior em outro nível acadêmico, publicações e até oportunidades profissionais. Isso tudo porque o aluno se modificou pelo conhecimento da trajetória acadêmica e se desenvolveu à medida que avançava em sua pesquisa.

Reforço: o TCC é uma oportunidade de inovação. Talvez aquela que você tanto quer e ainda não fez. Por isso não o encare como uma chatice, apenas como algo a vencer para a formatura. É o seu momento. Então prepare-se e será uma experiência enriquecedora e disruptiva para essa e outras situações da vida em que levar a atmosfera crítica e inovadora dos teus estudos para outros lugares fará a diferença.

[1] Publicitária, Especialista em Marketing, Mestre e Doutora em Comunicação.
Professora universitária, Palestrante e empreendedora na Sai Dessa – Consultoria em Economia Criativa.

Texto originalmente publicado no Jornal do Comércio, Geração E, em 18/04/2019. Jornal Impresso e Digital (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/ge/noticias/2019/04/677349-trabalho-de-conclusao-de-curso-oportunidade-ou-chatice.html)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *