Você faz parte da Economia Criativa?

Economia Criativa (EC) é um conceito relativamente novo no mundo e mais recente ainda no Brasil. Desde a primeira década dos anos 2000, ouve-se sobre o tema por aqui. A partir de 2010 a pauta ganhou fôlego em vários eventos do Rio Grande do Sul. Mas o que você tem com isso?

Inicialmente pode-se pensar que a Economia Criativa é relevante apenas para áreas e profissões que envolvem, por exemplo, arte, música, dança, entre outras, porque as pessoas que trabalhavam nestas áreas eram/são denominadas criativas. Entretanto, criatividade é característica essencial para encontrar e solucionar problemas, independente da área e profissão.

A EC é a economia do conhecimento, da informação, das relações de sentido, na qual o que se troca nas relações sociais e econômicas depende essencialmente desses fatores. É também responsável pela ampliação de cenários alicerçados em 4 pilares norteadores: inovação, diversidade cultural, sustentabilidade, inclusão social.

A criatividade atrai colaboração, uma vez iniciada, torna-se cada vez mais dinâmica e faz crescer ciclos virtuosos. Lugares, empresas e organizações que apostaram na aprendizagem da economia criativa como geradora de valor têm renda e desenvolvimento superiores às áreas vinculadas somente à economia tradicional.

Por fim, encontrar algumas pessoas para conversar e colaborar é o início de uma jornada muito compensadora, de autodesenvolvimento e qualificação de si e do ambiente em que se vive.

_____

Luciana Braun Reis – Publicitária, Especialista em Marketing, Mestre e Doutora em Comunicação. Empreendedora Criativa na Sai Dessa – Economia Criativa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *