O desafio da responsabilidade do ecossistema

Integração e Inter-relação: palavras-chaves do ecossistema

Luciana Braun Reis

Um ecossistema pode ter várias dimensões, em ambientes naturais ou empresariais. Uma palavra-chave é inter-relação – ou seja, relação mútua: quem é e o que cada participante faz, sua função, seu impacto e principalmente, qual a conexão de um com o outro.

O todo do conjunto está nas partes e as partes estão no todo. Isso reflete em sua abundância e, infelizmente, em escassez. Você pode se perguntar por que alguns lugares têm atmosfera positiva, atraem tudo que dá certo, são ágeis, de fácil evolução e maximização dos esforços e projetos? E por que outros travam? Respondo colocando luzes em três aspectos (embora não sejam os únicos).

Primeiro, no auto-desenvolvimento e responsabilidade dos participantes para a abundância. O que leva ao próximo passo, o trabalho em conjunto, em conexão nas inter-relações e, por isso, valorizando o ambiente empresarial e social. Visto que já aprenderam, talvez por observação ao ambiente natural: a inexistência de um, por menor que seja, fragiliza em escala a existência do maior. É quando aparece a escassez. Mas ao invés de olhar para ela, as decisões em direção à abundância precisam rumar às convergências – em um debate um não precisa perder para outro ganhar. Existem os acordos, que são as melhores alternativas possíveis negociadas em prol do fortalecimento de ambos. A relação é ganha-ganha.

O que leva ao terceiro aspecto, a responsabilidade principal de as coisas acontecerem, ou não, está no próprio ecossistema e na sua visão do todo. É viável alcançar com inteligência e estratégia de conjunto, resiliência e reação aos cenários adversos. O que funcionou antes, como esperar por um grande articulador, dificilmente acompanhará a velocidade das mudanças que já estão em curso ou que ainda acontecerão.

Então, ao mapear o mercado do pescado no Estado, observou-se como os elos da cadeia produtiva coexistem. O ecossistema está posto, aliás, sempre está, porém, desconectado. Não é preciso criar mais estrutura governamental ou privada, e sim amarrar pontas soltas do que existe, buscar a visão do processo e a responsabilidade de cada um. Nesse cenário surge o projeto Peixaria[1], com o objetivo de articular, mobilizando a cadeia do pescado do Rio Grande do Sul, aproximando produtor, indústria, varejo e consumidores. Um desafio ao cenário, à conexão e ao entendimento da consciência do ecossistema em si.


[1] Facebook: #peixaria2019

https://www.sympla.com.br/peixaria-desafio-gastronomico-universitario__574471

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *